Essa questão tornou-se muito importante na pandemia. Abaixo estão quatro dicas básicas para aperfeiçoar sua “linguagem corporal digital” que mostramos todos os dias.
1. O canal é parte da mensagem
Saber como e quando usar cada canal depende de contexto. Cada canal traz consigo um conjunto de significados e subtextos subjacentes, e saber como navegar nesses significados ocultos é uma marca de habilidade digital e profissionalismo.
Não estamos vinculados a um ou dois canais de comunicação. Alternar entre canais é uma boa maneira de indicar uma mudança na urgência de uma mensagem ou mesmo denotar a proximidade de um relacionamento.
2. A pontuação é a nova medida da emoção
Em um esforço para infundir tom em nossos textos e esclarecer nossos sentimentos, podemos usar pontos de exclamação, letras maiúsculas ou reticências, ou então clicar no botão “curtir” ou “amar” nas mensagens que recebemos. Mas, em vez de clareza, às vezes nossa confiança na pontuação e nos símbolos pode gerar confusão. Se você está preocupado com seu tom digital, uma maneira de esclarecer seus sentimentos digitalmente é por meio da linguagem direta e fácil de entender dos emojis. Embora os emojis possam ser uma curva de aprendizado para alguns, eles podem ser essenciais para aumentar a eficiência do local de trabalho e cultivar uma cultura corporativa de clareza ideal.
3. O tempo é a nova medida de respeito
As interações face a face exigem que ambas as partes estejam disponíveis ao mesmo tempo. Isso é menos possível hoje. Isso geralmente significa que a comunicação ocorre em um ritmo mais lento. A questão é que, na maioria das vezes, uma falta de resposta não significa nada – a outra pessoa pode estar ocupada, fazendo outra coisa, não percebeu que recebeu uma mensagem, desligou o volume ou esqueceu onde colocou o telefone. Ainda assim, podemos sempre ajudar a aliviar as ansiedades em torno das expectativas de tempo, incentivando as normas de comunicação e as melhores práticas para o seu escritório. Por exemplo, os líderes podem exigir um tempo de resposta para e-mail – dentro de uma hora, especialmente se for sensível ao tempo ou voltado para o cliente – para garantir a responsabilidade de toda a equipe.
4. Destinatários de e-mail são as novas pistas de inclusão
Encaminhamentos e envio de cópias de e-mail são necessários na maioria dos locais de trabalho, mas pergunte-se quem realmente precisa ser incluído. Isso envolve discernimento, porque algumas pessoas insistem em fazer parte de tudo. Responder a todos deve ser limitado a informações de alta prioridade que você deseja compartilhar com toda a equipe: reuniões, anúncios, agendas e informações de toda a empresa. Esteja sempre ciente do nível de dinâmica de poder e níveis de confiança de seus destinatários – e evite tirar conclusões precipitadas ao receber uma mensagem inesperada.
E você, tem tem pensado na forma como as pessoas te veem na internet? Conte pra gente!
Autoria: Prof. Nei Tremarin