O curso se propõe a dar uma visão do processo de avaliação que é essencial para que possamos refletir, questionar e transformar nossas ações. Sobre a capacidade da neuroplasticidade e sua relação com o aprendizado e como a neurociência pode contribuir para a educação e, por fim, como o desenvolvimento das teorias de aprendizagem pode auxiliar os processos de construção do conhecimento e na mediação pedagógica, de modo a favorecer a realimentação das teorias e a reconstrução das práticas. Para que essas três fases distintas aconteçam de forma eficiente, os vários profissionais carecem de formação específica. Por isso, a necessidade de oferecer a eles a formação em EAD e o modelo híbrido, que garanta o conhecimento dos fundamentos, especificidades teóricas, em um primeiro momento e, num segundo momento, as boas práticas que os auxiliem no exercício das atividades específicas. A esse tripé de criação-produção-entrega há outros dois pontos fundamentais e circundantes: a gestão do processo e o contexto de oferta. Tão importante quanto o processo de oferta de cursos/programas está a gestão da EAD e o modelo híbrido, que supõe conhecer todo o processo, poder ter o planejamento acadêmico, financeiro, de produção e logística de distribuição.
FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO MUNDO DIGITAL
Objetivo
O objetivo é capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais com a intenção de desenvolver nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem com apoio de tecnologias digitais.
Inscrições
Inscrições abertas
Formato: EaD ao vivo
Início das aulas: 30.06.2024
Local
EaD ao Vivo: plataforma Zoom
Carga Horária
52 horas
Duração
2 meses
Dias e Horários
Segunda-feira | 19h00 às 23h00
Quarta-feira | 19h00 às 23h00
Sobre o Curso
Diferenciais
Os professores trabalham cada componente curricular, interagindo com estudantes, em tempo real, para desenvolver nos participantes competências como:
* Habilidades de planejamento.
* Conhecimentos gerenciais.
* Administração de recursos.
* Visão Integrada de programas educacionais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional e empresarial que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista no cartão ou em até 10 vezes.
Matriz Curricular
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
* Fundamentos e Concepções de Avaliação.
* Características e Instrumentos da Avaliação da Aprendizagem.
* Princípios e Desenho da Avaliação da Práxis Docente.
* Elaboração e Revisão de uma Avaliação Pedagógica.
NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM EDUCACIONAL
* Bases biológicas do aprendizado e a relação da neurociência e a educação, entendendo os conceitos básicos de neurônios, sinapses e neurotransmissores e a capacidade da neuroplasticidade e sua relação com o aprendizado.
* Neurônios, cérebros e pessoas.
* Como a neurociência pode contribuir para a educação.
* Neuromitos e fatos na educação.
* A função da emoção na aprendizagem.
* Projetos educacionais usando a neurociência.
CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA
*Concepções de Conhecimento, Sujeito e Cibercultura na pós-modernidade;
* Cultura de massa e Cultura da liberação da palavra;
* Habilidades e competências do século 21.
* Conceitos de Pedagogia, Andragogia e Heutagogia.
*Concepções do Processo Ensino/ Aprendi
TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO MUNDO DIGITAL
*Avaliação da Práxis Pedagógica
*Conhecimento e Aprendizagem na Cibercultura: Teoria e Prática
*Teorias e Tendências da Educação
Processo Seletivo
Etapa 1– Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA Business School;
Etapa 2 – Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 – Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato.
Etapa 4 – Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.
Corpo Docente
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Possui graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular sênior e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência como pesquisador e executivo em Gestão de Tecnologia de Informação, com ênfase em aplicações em Administração Pública.
Prof.ª Dr.ª Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Graduada em Matemática – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Formação Docente no contexto das Tecnologias Digitais Educacionais e Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de setembro de 2013 a julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019), Inovações pedagógicas em escolas de negócios por meio de métodos ativos e ensino híbrido (2021/2023). Com o advindo da Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP de 24/03/2020 a 27/03/2020, com foco atualização de utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. É responsável por outras formações, além de publicação de artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Prof.ª Iara Yamamoto (Supervisora Acadêmica e Pedagógica do PROINFO FIA Business School)
Inscreva-se Em Nossa Newsletter
Fique sabendo das novidades
Informações de Contato
Equipe de Admissões PROINFO-FIA Business School
(11) 3732-3505 - Fone Fixo
(11) 94307-3353 – Whatsapp