Testes avançam com Real Digital e cresce expectativa sobre implementação da moeda virtual
Segundo reportagem do portal Investing.com¹, o Banco Central do Brasil testou, num consórcio com o Mercado Bitcoin e o protocolo Stellar, o Real Digital. A moeda virtual brasileira deverá ser lançada para o público em breve e poderá causar uma grande revolução no sistema financeiro.
Ao contrário das criptomoedas, o Real Digital terá seu valor fixo e permitirá que as pessoas transacionem valores sem terem conta em bancos. Com uma carteira digital, será possível fazer ou receber transferências imediatas, inclusive internacionais, sem necessidade de troca de câmbio.
Os testes mais recentes do Banco Central também envolvem a integração com o Pix e com o Open Finance, que é uma evolução do Open Banking.
Dessa forma, o mercado financeiro deve sofrer grandes alterações, com o crescimento das carteiras virtuais e a reação dos grandes bancos, que devem procurar formas mais interativas, versáteis e baratas para manter o público. Para se ter uma ideia, em 2022, segundo pesquisa divulgada pelo Portal Olhar Digital², 70% dos brasileiros usaram alguma carteira digital, e 87% deles consideram segura essa modalidade de transação financeira.
Essa movimentação deve gerar diversas oportunidades no setor financeiro, que vem crescendo e se reestruturando desde a expansão das Fintechs nos últimos anos, passando pelo maior nível de consciência de investimento dos brasileiros e, por fim, a utilização da tecnologia em métodos de pagamento.
Para saber mais sobre o Real Digital, visite a página do Banco Central do Brasil³