Lidar com as mudanças paradigmáticas do ensino e da aprendizagem em novas modalidades requer a compreensão de um novo contexto. O modelo de educação a distância – EAD, ou ainda o processo de ensino aprendizagem baseado em tecnologias digitais – prevê um planejamento sem igual para as ações do ensino, da aprendizagem, da preparação de material didático, do envolvimento dos atores, do funcionamento em escala, da logística entre outros. É um formato que se torna transparente ao usuário, ao docente e ao gestor, pois se visualiza, em tempo real, o projeto de curso em execução, a sua efetivação, suas falhas e seus resultados. Dessa forma, o processo de planejamento é fundamental e sua efetivação se dá em três instâncias: na criação (autoria); na produção e entrega (design educacional); e no acompanhamento e apoio ao estudante (tutoria).
Para que essas três fases distintas aconteçam de forma eficiente, os vários profissionais carecem de formação específica. Por isso, a necessidade de oferecer a eles a formação em EAD e o modelo híbrido, que garanta o conhecimento dos fundamentos, especificidades teóricas, em um primeiro momento e, num segundo momento, as boas práticas que os auxiliem no exercício das atividades específicas. A esse tripé de criação-produção-entrega há outros dois pontos fundamentais e circundantes: a gestão do processo e o contexto de oferta. Tão importante quanto o processo de oferta de cursos/programas está a gestão da EAD e o modelo híbrido, que supõe conhecer todo o processo, poder ter o planejamento acadêmico, financeiro, de produção e logística de distribuição.
FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE EDUCAÇÃO: GESTÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL
Objetivo
O curso tem como objetivo capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais e desenvolver nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem através da adoção de tecnologias digitais.
Inscrições
Inscrições encerradas
Início das aulas: 2024
Local
EaD ao Vivo: plataforma Zoom
Carga Horária
68 horas
Duração
2 meses
Dias e Horários
Segunda-feira | 19h00 às 23h00
Quarta-feira | 19h00 às 23h00
Sobre o Curso
Diferenciais
O curso se propõe a dar uma visão sobre cada um dos processos e do planejamento gerencial para EAD e o modelo híbrido. Contudo, a oferta dessas modalidades, está inserida num contexto cultural que leva em conta a política educacional, as práticas e experiências testadas, as tecnologias disponíveis e as características institucionais. Para tratar desse aspecto o curso abordará as políticas nacionais, os fundamentos do Direito Digital e Legislação Aplicada às Tecnologias Digitais, a Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Propriedade Intelectual no Ambiente Digital.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Investimento
R$ 2.890,00 à vista no cartão ou em até 10 vezes.
Matriz Curricular
PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS
* Dimensões envolvidas no ambiente educacional digital (PPI, PPC e PEA).
* Relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem.
* Inovação Pedagógica e Formação de professores
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO DIGITAL
* Didática na Educação online
* Produção e mediação partilhada (colaboração on-line)
* Recursos educacionais abertos (REA) e a Cultura Digital
* Processos e produção de conteúdo educacionais digitais
GESTÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS
* Educação digital e mercado de trabalho
* Projetos educacionais digitais: plataformas, conteúdo e metodologia.
* Planejamento educacional para o digital
DIREITO DIGITAL APLICADO À EDUCAÇÃO
* Fundamentos do Direito Digital para Educação
* Legislação Aplicada às Tecnologias Digitais de Educação
* Privacidade e Proteção de Dados Pessoais na Educação Digital
* Propriedade Intelectual no Ambiente Digital
TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO MUNDO DIGITAL
*Avaliação da Práxis Pedagógica
* Conhecimento e Aprendizagem na Cibercultura: Teoria e Prática
*Teorias e Tendências da Educação
Processo Seletivo
Etapa 1– Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA Business School;
Etapa 2 – Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 – Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato.
Etapa 4 – Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.
Corpo Docente
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
COORDENADOR GERAL
Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Possui graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular sênior e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência como pesquisador e executivo em Gestão de Tecnologia de Informação, com ênfase em aplicações em Administração Pública.
COORDENADOR
Prof.ª Dr.ª Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Graduada em Matemática – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Formação Docente no contexto das Tecnologias Digitais Educacionais e Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de setembro de 2013 a julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019), Inovações pedagógicas em escolas de negócios por meio de métodos ativos e ensino híbrido (2021/2023). Com o advindo da Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP de 24/03/2020 a 27/03/2020, com foco atualização de utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. É responsável por outras formações, além de publicação de artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Prof.ª Iara Yamamoto (Supervisora Acadêmica e Pedagógica do PROINFO FIA Business School)
Inscreva-se Em Nossa Newsletter
Fique sabendo das novidades
Informações de Contato
Equipe de Admissões PROINFO-FIA Business School
(11) 3732-3505 - Fone Fixo
(11) 94307-3353 – Whatsapp