Se há uma certeza entre profissionais de comunicação, é que terão que enfrentar, em algum momento da carreira, uma crise de imagem de marca, potencialmente, catalisada por ferramentas digitais. Para não ser pego de surpresa e ter que agir reativamente – o que não é o melhor cenário -, é importante conhecer técnicas para gestão de crises, tanto de evento quanto informacionais. Este curso visa apresentar planos de gestão de risco, mitigando a probabilidade da ocorrência de crises, e possibilidades estratégicas para estruturar planos retóricos de resposta por meio de métodos reativos (porém, pré-planejados) para situações de crise catalisadas por plataformas digitais.
GERENCIAMENTO DE CRISES EM PLATAFORMAS DIGITAIS
Objetivo
Conhecer os componentes de uma crise de imagem e motivadores para o envolvimento dos usuários nas mídias sociais, táticas para gestão do risco na antecipação e mitigação de potenciais gatilhos para crises corporativas/de marca e potenciais estratégias para tratativa de crises informacionais e de evento; estando apto a julgar a criticidade de uma crise nas mídias sociais, identificar variáveis que possam direcionar as tomadas de decisões estratégicas da empresa a uma crise.
Inscrições
Inscrições encerradas
Local
EaD ao Vivo
Carga Horária
12 horas
Duração
4 semanas
Dias e Horários
Segunda- feira 19h30 às 22h30 (semanal)
Quarta-feira 19h30 às 22h30 (semanal)
Sobre o Curso
Diferenciais
Mais que “saber o que postar/responder”, o que poucos profissionais de comunicação sabem é que há vasto estudo e diferentes modelos para análises de risco e tratativas de situações que visam reduzir o risco da ocorrência de crises ou, na impossibilidade disto, preparar os gestores de marca para passar por este momento com mínimo impacto no médio e longo prazos. O curso busca, com base na Teoria de Reparação de Imagem de Benoit (2015) e suas derivações para plataformas digitais, por Coombs e Holladay (2012) e Kim, Zhang e Zhang (2016), fundamentar decisões que, muitas vezes, por despreparo dos profissionais de comunicação e gestão de marca, são tomadas de forma desestruturada e reativa em eventos que possam resultar em crise de imagem.
Espera que, com a capacidade de analisar variáveis relacionadas aos eventos de crise e ciência de potenciais estratégias, estes profissionais possam:
- Interpretar os motivos pelos quais consumidores engajam-se na propagação de mensagens de crise; • Analisar e planejar antecipadamente potenciais gatilhos de crises em sua empresa e/ou com seu cliente;
- Controlar e estruturar estratégias de resposta a crises institucionais nas mídias sociais.
Perfil do Aluno
O curso é voltado para profissionais que tenham interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de crises em plataformas digitais e redes sociais, que buscam capacitar-se para antever situações com potencial de geração de crises de imagem em plataformas digitais, julgar a criticidade de crises ativas, identificar variáveis que possam direcionar as tomadas de decisões estratégicas da empresa frente a uma crise e definir o modelo de tratativa mais adequado para diferentes tipos de crise.
Metodologia
Enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas, métodos participativos, análises de casos reais, simulações e debates em equipe, adequados ao tema do curso.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Sistema de Avaliação
Investimento
R$ 1.950,00 à vista ou em até 10 vezes no cartão de crédito sem juros.
Matriz Curricular
GERECIAMENTO DE CRISES EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Processo Seletivo
Etapa 1 – Preenchimento da Ficha de Inscrição no site FIA;
Etapa 2 – Verifique em seu e-mail a mensagem com a confirmação de conclusão da etapa 1 e as instruções para a finalização da matrícula e pagamento do curso;
Etapa 3 – Acesso a tela de pagamento, escolha da opção de pagamento desejada e aceite da carta contrato;
Etapa 4 – Você receberá um e-mail de confirmação de matrícula e com as orientações sobre como acessar as aulas e o calendário das aulas AO VIVO.”
Corpo Docente
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Possui graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular sênior e coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência como pesquisador e executivo em Gestão de Tecnologia de Informação, com ênfase em aplicações em Administração Pública.
Prof.ª Dr.ª Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Graduada em Matemática – Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Formação Docente no contexto das Tecnologias Digitais Educacionais e Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de setembro de 2013 a julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019), Inovações pedagógicas em escolas de negócios por meio de métodos ativos e ensino híbrido (2021/2023). Com o advindo da Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP de 24/03/2020 a 27/03/2020, com foco atualização de utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. É responsável por outras formações, além de publicação de artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Prof.ª Iara Yamamoto (Supervisora Acadêmica e Pedagógica do PROINFO FIA Business School)
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Informações de Contato
Equipe de Admissões PROINFO-FIA Business School
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