Lidar com as mudanças paradigmáticas do ensino e da aprendizagem numa nova modalidade requer a compreensão de um novo contexto em que alunos não mais frequentam diariamente o campus, em que a relação pedagógica passa a ser mais mediatizada, em que há o uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação – TIC para o ensino e para a aprendizagem, em que há uma nova relação professor-aluno-conteúdo que se une à figura do tutor, configurações antes impensáveis.
O curso se propõe a dar uma visão minuciosa sobre os processos de criação, produção e a operacionalização pedagógica, além ainda do planejamento gerencial para EAD. Contudo, a oferta de EAD está inserida num contexto cultural que leva em conta a política educacional para a modalidade, as práticas e experiências testadas, as tecnologias disponíveis e as características institucionais. Para tratar desse aspecto o curso abordará as políticas nacionais e legislação para oferta de EAD o panorama nacional e panoramas internacionais, que podem diferir culturalmente, porém, contribuir com novas experiências e expectativas educacionais inovadoras.