A crise do Coronavirus tem forçado as pessoas a se manterem em casa para evitar o contágio. Empresas estão em quarentena. Pessoas estão ficando doentes, algumas estão morrendo. Mas esta é uma crise que vai passar. Mais dia menos dia, isto vai acabar.
Quantas pessoas vão se infectar? Quantas vão morrer? Como estará o mundo como conhecemos hoje? Poderemos voltar às nossas vidas como tínhamos há 1 semana atrás? Quantos empregos serão perdidos? Quantas empresas quebrarão?
São perguntas para as quais não temos resposta. O que sabemos é que um dia a crise vai passar e que o ser humano, assim como todas as criaturas que vivem na Terra, tem uma incrível capacidade de se adaptar às mais diferentes situações. Ou seja, vamos superar esta crise e poderemos estar mais fortes quando isto passar. Só depende de nós.
A mudança e evolução na História tem sido recorrente, as vezes associadas a doenças, guerras e sofrimento: depois da Peste Negra, veio a Renascença. A ascensão do Império Romano trouxe muito sofrimento aos povos conquistados, mas ajudou a moldar o mundo como conhecemos hoje. Depois de guerras, normalmente vem períodos de prosperidade. Com a crise de hoje causada pelo coronavirus não será diferente.
Não sabemos o dia em que a crise vai acabar, mas sabemos que dentro das crises existe risco e, principalmente, oportunidades. Sempre há ganhos, mesmo nas piores situações.
Se conseguirmos encontrar coisas boas dentro desta situação, talvez saiamos melhor do que entramos: reinventar a empresa, repensar processos, treinar o pessoal, pensar novos produtos, buscar novos mercados, ocupar espaços deixados por outras empresas. Nestas horas, mais que nunca, é importante estar atento às oportunidades – e acredite – elas existem.
Prof. Nei Tremarin
Professor e coordenador do PROINFO – FIA Business School, Mentor de Start Ups, CMO at YouXB Business Consulting – Results with Intelligence.