A pandemia mudou nossas rotinas e nossos hábitos de consumo. Como dependemos de vacinação generalizada para voltar com segurança à vida “normal” ou chegar a um “novo normal”, analisar as mudanças recentes no mercado oferece uma visão estratégica do futuro próximo, que deve ser bem semelhante ao vivido do início da pandemia ao dia presente.
Nesse contexto, observamos vencedores e perdedores. Segundo o Boletim Cielo de 13 de outubro, entre março e outubro de 2020, o faturamento total do varejo diminuiu 19,9%. Dentro disso, o setor de serviços acumula perda de 54,2%, o setor de vestuário acumula perda de 46,6%, o setor de turismo perdeu 72% e bares e restaurantes acumulam perda de 52,8%. No mesmo período, no entanto, o setor de supermercados acumula ganhos de 16,5%, de materiais de construção acumula ganhos de 16,2%. Outra pesquisa, realizada por Ebit/Nielsen, aponta um crescimento de 47% no faturamento de lojas online.
O sucesso durante uma crise depende de tenacidade, ousadia, posicionamento e sorte. Tenacidade serve para resistir às forças externas sem quebrar, ousadia é para aproveitar oportunidades e assumir riscos, um bom posicionamento significa vantagem e a sorte dita tudo que está fora de nosso controle. Diferentes setores têm experiências diferentes durante uma crise por conta de alterações nos hábitos de consumo das pessoas. Com a imposição de distanciamento social, as pessoas saem menos, consequentemente, compram menos roupa para sair; gastam menos com combustível e manutenção do carro; não passeiam ou viajam; optam por comer em casa. Dois pontos são importantes nesse contexto: O primeiro é que, em 2020, muitas pessoas passaram a comprar e consumir produtos exclusivamente em casa. O segundo é que, como as pessoas passam mais tempo em casa, elas passam mais tempo na frente de alguma tela, seja TV, computador ou celular. Isso significa que hoje as pessoas passam muito mais tempo olhando produtos e campanhas de marca. Nunca houve hora melhor para se especializar em vendas e anúncios online.
Cursos de gestão para profissionais do setor de tecnologia
Para aproveitar esse momento da economia, o PROINFO-FIa tem diversos cursos que podem ajudar o profissional da área de gestão a alavancar a carreira. Aproveite essa oportunidade e invista no bem mais precioso que alguém pode ter: o seu próprio conhecimento.
Clique aqui e conheça os cursos que teremos ainda neste segundo semestre de 2020!