8. A observação vai além do DevOps em 2023 – Nima Negahban, CEO and Cofounder, Kinetica

Outra palavra que fica meio estranha em nosso idioma, a “observabilidade” é na verdade a exploração de padrões não definidos antecipadamente. “A premissa da observabilidade é transferível para detectar e resolver problemas em processos e produtos de negócios complexos, como carros conectados, gerenciamento de energia, agricultura de precisão, cidades inteligentes e muito mais. Em 2023, veremos os dados dos sensores usados para instrumentar operações verdadeiramente aproveitados para agregar valor aos negócios com o padrão de design em ‘observabilidade’ mostrando o caminho.”

9. Os CIOs serão puxados entre prioridades concorrentes à medida que sua função continua a evoluir – Alastair Pooley, CIO, Snow Software

“À medida que navegam num mercado incerto, os CIOs precisarão analisar o uso da empresa, com sua experiência anterior, para repensar as abordagens de negócios e tomar decisões. O objetivo é identificar maneiras de reduzir os gastos em toda a empresa, mas não às custas de áreas-chave como segurança cibernética e inovação.” Essa previsão traz um grande desafio aos gestores de TI, uma vez que terão de equilibrar sua atuação entre gerenciamento de gastos, riscos de segurança e, ao mesmo tempo, promoverem inovação – tudo com orçamentos cada vez mais apertados.

10. As auditorias de stack de tecnologia determinarão vencedores e perdedores – Chris Byers, CEO, Formstack

Para Chris Byers, as maiores vitórias na área de tecnologia serão obtidas por softwares que forneçam um conjunto de aplicativos

no lugar de soluções pontuais, isoladas do restante, e não integradas. “Numa boa economia, as despesas operacionais aumentam porque há receita suficiente para cobrir ineficiências, como software duplicado. Mas como ninguém pode arcar com ineficiências numa economia ruim, as empresas logo auditarão seus stacks de tecnologia, determinarão o líder do setor numa categoria e cortarão todo o resto.”

11. Desenvolvedores e engenheiros aproveitarão os dados para impulsionar a tomada de decisões – Shadi Rostami, VP of Engineering, Amplitude

Tudo bem, sabemos que essa previsão não é exatamente uma novidade, e que isso vem sendo feito há algum tempo. Entretanto, Shadi reforça esse aspecto para 2023: “A capacidade de fornecer dados sobre quais aprimoramentos de produto estão funcionando e quais não estão será imperativa. Para otimizar o tempo e os gastos, espero que as empresas invistam mais em ferramentas de autoatendimento que capacitem as equipes de toda a organização a analisar e aproveitar os dados para orientarem a tomada de decisões.”

12. A análise na borda se tornará popular – James Li, Co-founder and CEO, CelerData

“A análise no limite pode não ser um conceito novo, mas 2023 verá mais coisas acontecendo no limite do que nunca. Os dispositivos terminais de hoje são quase tão poderosos quanto os servidores de baixo custo, e a crescente disponibilidade de redes 5G permitiu a transmissão de mais dados em velocidades mais altas. À medida que mais dados são enviados para a borda, isso permitirá a tomada de decisões em tempo real no campo, encurtará os tempos de resposta e reduzirá os custos de computação, armazenamento e rede da infraestrutura de nuvem.”. Segundo James Li, com barreiras técnicas mais baixas, veremos maior interesse em análises de borda em 2023.

13. Priorize a experiência do cliente – Peter Altabef, CEO and Chair, Unisys

A última previsão também é algo que está em execução há algum tempo, mas para Peter Altabef será intensificado em 2023. “Numa economia em baixa, a experiência do cliente é ainda mais importante para o sucesso da sua empresa. Um dos maiores contribuintes para a má experiência do cliente é a má experiência do funcionário. Priorizar a experiência do funcionário levará a uma experiência melhor do cliente e, por sua vez, melhorará os resultados da empresa”.

 

E, para você, as previsões acima fazem sentido? O que você tem sentido nesses dois primeiros meses de 2023? Conta pra gente aqui, nos comentários!