No final de 2022, o portal The Enterprisers Projetc publicou uma interessante pesquisa com os principais profissionais de negócios e TI abordando as expectativas deles para 2023. Destacamos aqui alguns trechos mais importantes do artigo, que pode ser visualizado em sua íntegra no link acima.

1. Não há uma única aresta – Gordon Haff, Technology Evangelist, Red Hat

A tradução fica meio estranha, uma vez que usamos no Brasil a a expressão Edge Computing. Mas a ideia central da previsão é a de que o Edge Computing é algo híbrido – ou seja, mesmo em organizações com um data center principal, a concisão deve ser a regra. Muitas organizações vão, de acordo com a tendência apontada pelo executivo, “complementar um centro de dados central com centros de dados regionais para lidar melhor com a redundância, grandes transferências de dados e requisitos de soberania de dados”.

2. A tecnologia está elevando o capital humano – Richard Yu, Chief Product Officer, Formstack

Como dissemos em nosso recente texto sobre o ChatGPT [colocar o link do post], a tecnologia está reduzindo tarefas repetitivas e operacionais, mas não vai substituir a atuação humana. “Ao contrário disso, a necessidade de manter essas ferramentas automatizadas está elevando o capital humano e seu papel na criação de valor para nossa economia”.

3. CIOs: mantenham o foco em suas jornadas de transformação digital – Shiva Nathan, Founder and CEO, Onymos

CIOs: mantenham o foco em sua jornada de transformação digital

Shiva Nathan, fundador e CEO, Onymos –

Shiva afirma que os CIOs não devem acreditar no hype em torno das tecnologias de metaverso, a menos que o foco principal/único de sua empresa esteja relacionado com elas. “Os CIOs ganharão mais concentrando-se em suas jornadas de transformação digital. Cada passo em direção à transformação digital gera ganhos reais e, no mercado recessivo que definirá 2023, esses ganhos são multiplicadores de força para a saúde da organização (…) Uma iniciativa de transformação digital que possa gerar até mesmo um pequeno retorno num tempo menor é uma boa opção.”

4. Soluções para lacunas de habilidades de TI – Naveen Zutshi, CIO, Databricks

Para Zutshi, esse tem sido um desafio recente. Como a tendência é um mercado de TI um pouco menos aquecido, uma vez que muitas empresas têm sido conservadoras com crescimento e expansão, a qualificação da mão de obra pode ser uma alternativa muito interessante para as empresas. “Como o trabalho remoto se tornará a norma, as empresas podem encontrar o talento de que precisam, independentemente da localização (e com origens mais diversas). Isso também levará as empresas a prestarem atenção aos programas de treinamento e desenvolvimento de carreira, ajudando os funcionários que podem não ter o conhecimento técnico mais profundo a aprender rapidamente e contribuir.”

5. Os CIOs devem abordar diretamente as métricas de valor final – Chris Bedi, Chief Digital Information Officer, ServiceNow

Para Chris Bedi, a chave para que os CIOs possam ajudar outros líderes de mesmo nível a compreenderem melhor – e consequentemente estarem mais abertos a investimentos – tecnologias, práticas e metas de TI é a capacidade de o CIO transformar as iniciativas de tecnologia em algo palpável – no caso, as métricas de valor final. “Soluções como mineração de processos podem ser difíceis de serem entendidas por alguém sem experiência técnica. No entanto, você está abordando diretamente as metas e métricas com as quais outros líderes C-suite mais se preocupam, enquadrando a solução em como ela diminui os custos operacionais removendo gargalos, o que pode melhorar a velocidade do negócio se implantado numa organização de vendas.”

6. Investimentos inteligentes levarão à inovação em 2023 – Bob Quillin, Chief Ecosystem Officer, vFunction

“Os CIOs podem estar operando sob uma nuvem obscura de orçamentos reduzidos e recursos ainda mais escassos, portanto, os KPIs se concentrarão em equilibrar velocidade, ROI e risco, usando automação e eficiência como um acelerador para modernizar os portfólios e a infraestrutura de aplicativos existentes. Esses investimentos em 2022 acarretaram uma enorme carga de dívida técnica e impostos sobre as organizações de TI, mas em 2023, desbloquearão a inovação instantânea e atuarão como um catalisador para impactos digitais mensuráveis”. Em outras palavras, investimentos feitos em 2022 começarão a trazer resultados, e os realizados já em 2023 tendem a ter um retorno ainda neste ano, não num futuro distante – o que dificultaria a liberação de orçamentos.

7. 2023 será o ano do desenvolvedor cidadão – Ed Macosky, Chief Innovation Officer, Boomi

Para Macosky, os membros da equipe que estejam em funções não técnicas de toda a organização poderão assumir a liderança no desenvolvimento de ferramentas que atendam melhor às necessidades das empresas. “Já vi mais desenvolvedores cidadãos na Boomi do que no passado. Num exemplo deste ano, os membros da equipe em nosso departamento de RH utilizaram tecnologias low-code para criar um aplicativo de reconhecimento de funcionários. A equipe de TI não teve nada que ver com isso, exceto fornecer aos funcionários a ferramenta de baixo código.”

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