Para que serve um gestor de TI dentro de uma empresa? Qual o seu papel dentro da área de inovação? De que forma ele pode colaborar para redução de custos de uma organização? A segurança é responsabilidade dele? Ele deve ser um profissional com formação técnica ou gerencial?
Essas e muitas outras dúvidas surgem quando as pessoas pesquisam pela área de gestão em tecnologia da informação. São questões que surgem com o crescimento desta Profissão. Além disso, há a necessidade das empresas por alguém com capacidade de gerir esta área estratégica de qualquer empresa.
Neste texto, vamos apresentar a você um pouco sobre o perfil do Gestor de TI. O que se espera dele, como está o mercado e o que é necessário desenvolver para poder executar esta função com excelência.
Gestor de TI dentro da revolução organizacional
Estamos em um mundo no qual as empresas cada vez mais estão diferentes do que eram antes. As estruturas são mais enxutas, a briga pela redução de custos é mais intensa, e a tecnologia ganhou um papel fundamental nesta questão.
Os arquivos ganharam as nuvens, a Cibersegurança passou a ser área prioritariamente estratégica e a velocidade de resposta virou um grande diferencial de mercado. Ter profissionais conectados de forma dinâmica, segura e em trânsito virou meta de muitas organizações, que veem no tempo um dos ativos mais importantes na gestão.
Dentro deste novo cenário, alguém que faça a empresa funcionar nos aspectos técnicos é condição básica para o sucesso. Um profissional que saiba planejar, implantar e controlar todos os sistemas é muito importante para a lucratividade. Manter a empresa integrada com o mundo exterior e seus segredos internos protegidos de curiosos e acessível para quem interessa.
Muito mais do que um técnico na parte de informática, o Gestor de TI é o responsável por toda essa infraestrutura e suporte técnico para a empresa. É dele que vão partir os projetos que podem revolucionar tecnologicamente a produção, venda ou manutenção de produtos e serviços. É a área de gestão em tecnologia de informação que será a responsável pela aquisição e desenvolvimento de softwares e hardwares. Indiretamente, ele pode ser responsável muitas vezes pelo diferencial de vendas.
A profissão de Gestor de TI é vista como uma das mais promissoras do país, como podemos ver nestes estudos dos portais G1, Guia da Carreira e Via Carreira.
Tecnologia da Informação e o desenvolvimento das empresas
Apesar de o computador e a internet não serem mais novidade na vida das empresas, a área de Tecnologia da Informação ainda é relativamente nova. Se alguns outros setores como vendas, finanças e direito existem há muito tempo, temos um campo de crescimento muito grande para quem trabalha com TI.
Se durante muito tempo o profissional de TI era aquele responsável simplesmente por lidar com cabeamento de rede, configuração de internet e similares, hoje ele tem um papel estratégico dentro da empresa. É da área de TI a responsabilidade por comprar ou desenvolver todos os softwares utilizados pela empresa, desde a área comercial até a produção. Aspectos como prazos, orçamentos e retorno sobre os investimentos são colocados à mesa, e não basta ser conhecedor da parte técnica para poder tomar as decisões necessárias ao profissional da área.
Imagine você, por exemplo, uma empresa na qual a área comercial faz os pedidos em um sistema que não é integrado com a produção, por exemplo? Pode parecer absurdo, mas muitas organizações de grande porte têm esse problema, por não contarem com um planejamento de aquisição e desenvolvimento de sistemas.
Não é incomum dentro da mesma empresa haver 3 ou 4 sistemas diferentes, não integrados, que são muitas vezes complementados por controles e planilhas feitos manualmente. Isso faz com que a informação não seja compartilhada da forma correta e passe a ser um patrimônio do funcionário e não da empresa, tornando os acionistas reféns dos colaboradores.
Gestão de TI e diferencial de mercado
Por outro lado, grandes corporações mundiais se destacam exatamente por terem uma estrutura física totalmente enxuta e sistemas integrados com clientes e fornecedores. Grandes players do mercado de tecnologia de informação surgiram pela necessidade de diminuir ou até mesmo acabar com grandes estoques, setor de almoxarifado e coisas similares. Os documentos armazenados em papel foram substituídos por arquivos guardados nas nuvens, e contratos registrados em cartório passaram a ser assinados digitalmente.
Nesse cenário, foi necessário desenvolver não somente a estrutura virtual para estes serviços, como também a parte de segurança dessas informações. Com o avanço da informatização das empresas, os dados passaram a ser acessados em tempo real por pessoas e máquinas. A proteção do sigilo do consumidor, dos fornecedores, distribuidores e contratos passou a ser uma preocupação da gestão também.
Para empresas de serviços, o home office surgiu como uma alternativa de redução de custos, e para o varejo a integração entre todas as áreas funcionais deixou de ser diferencial e entrou como condição básica. As grandes organizações que por vezes terceirizavam a área de TI por considerá-la operacional começaram a enxergar o potencial estratégico, e os concorrentes que tinham o Gestor de TI adequado às suas necessidades largaram na frente.
Habilidades de um Gestor de TI
Mas o que esperar deste profissional, então? O que é necessário para um Gestor de TI ter destaque neste mercado tão disputado? Esta não é uma função de técnico de TI, mas nem por isso o conhecimento específico da área é dispensável, muito pelo contrário. O Gestor de TI precisa ter o domínio sobre a parte de informática, e estar atualizado com novas tecnologias. Conhecer atualizações de sistemas, da computação em nuvens, soluções de baixo custo e operações online é imprescindível para este profissional.
Entretanto, a grande característica a ser desenvolvida é a liderança. O Gestor de TI deverá ser o responsável por toda a área, e por isso terá a necessidade de delegar, inspirar, chefiar e controlar uma equipe de profissionais. Sendo assim, cabe a ele saber montar a sua própria equipe de trabalho, e de forma alinhada com os objetivos estratégicos da empresa focar em produtividade – diminuição de custos e resultados práticos cada vez melhores.
O foco deve ser em eliminação de burocracias e aumento da produção, e isso causa muito estresse e desentendimento se não houver comunicação e gerenciamento de problemas. Em uma área na qual os prazos são cada vez menores e a demanda de trabalho cada vez maior, ser Gestor de TI é manter a equipe motivada, produtiva e qualificada.
Desafios do Gestor de TI
Lidar com pessoas nunca é muito fácil, e muitas vezes este administrador da área de tecnologia de informação vai ter que saber terceirizar responsabilidades e processos. Precisará cobrar na medida para que o projeto seja entregue e ao mesmo tempo a equipe não sucumba perante a pressão. Também é habilidade imprescindível saber lidar com outros departamentos da empresa. Projetos de TI muitas vezes surgem para suprir demandas de marketing, vendas, produção, planejamento, RH, entre outras áreas diferentes. Conciliar prazos, investimentos, tecnologias e objetivos é um desafio e tanto, e se destaca no mercado o profissional que consegue superar essas dificuldades.
Por fim, o Gestor de TI será o grande responsável por manter os dados sob segurança. Isso significa o grau de acesso que cada profissional envolvido no projeto terá, os fluxos de informação, certificados e protocolos de segurança, além da confidencialidade das operações.
MBA de Gestão em Tecnologia da Informação
O MBA em Gestão de Tecnologia da Informação do PROINFO – FIA foi pensado exatamente nesta dinâmica da área de TI e das inovações digitais. Oferecemos uma compreensão ampla do mercado, do ambiente econômico, das questões legais e institucionais, do ecossistema de negócios. Além disso, focamos em capacitação para:
- Gestão estratégica e ágil da TI na sustentação dos negócios
- Inovação e na transformação digital da empresa
- Gestão de riscos cibernéticos, dos sistemas inteligentes e das tecnologias emergentes.
Organizamos o curso em 3 módulos:
- Gestão Empresarial. Focado em disciplinas de análise de ambiente, marketing, estatística, tomada de decisão e gestão de pessoas;
- Módulo de Gestão da Tecnologia da Informação. Conhecimento relacionado à parte de governança, planejamento e gestão de projetos, ferramentas digitais e gestão de processos;
- Gestão de Negócios de Tecnologia. Para que o profissional conheça sobre gestão de operações, criar e gerir um negócio de tecnologia e todos os aspectos de direito digital, tecnologias disruptivas e temas emergentes;
Além dos módulos, o curso demanda ainda do aluno a realização de um TCC para a obtenção do título de especialista, reconhecido pelo MEC.
Projeto de Aplicação – Módulo no qual o aluno desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso e também tem contato com uma metodologia de desenvolvimento de projeto aplicado.
Módulo Internacional – Com convênio com uma universidade na Europa, para quem busca diploma de nível de pós-graduação internacional. Os egressos têm ainda a possibilidade de complementar sua formação com um duplo diploma no exterior.
Carga Horária e Outras Informações
São 500 horas de curso, divididas em 18 meses de estudo, no qual os alunos têm contato com professores referência no Brasil e no exterior, para que possam obter o conhecimento teórico e aplicado na prática de situações que enfrentam diariamente no mercado de trabalho. É um curso que visa a qualificação aliada à melhoria da empregabilidade.
Nosso foco está em pessoas que estejam há 10 anos atuando profissionalmente e em cargo de liderança. Durante o processo seletivo há uma análise curricular e entrevista presencial. O MBA em Gestão de Tecnologia da Informação PROINFO/FIA tem a melhor avaliação do Brasil na área de TI*.
Nosso corpo docente é de mais de 70% de professores mestres e doutores, todos executivos e profissionais atuantes no mercado com destaque em suas áreas. De acordo com uma pesquisa realizada com os egressos da turma 2018-2019, mais de 65% dos alunos obtiveram promoção no cargo/função durante o curso com aumento médio na remuneração acima de 50%. Um investimento valioso na sua carreira, com retorno rápido e certeiro para aqueles que conseguem colocar em prática o aprendizado adquirido durante o curso. Faça sua inscrição agora mesmo no nosso MBA e seja um Gestor de TI de sucesso!
*fonte: Ranking Guia do MBA Estadão 2019 – 2018 – 2017 – 2016 e pelo Ranking de MBAs Exame / Você S.A.