Por Nei Tremarin

No mês passado, um jogo simples, lançado no final de 2018 e produzido por 3 pessoas de maneira independente, entrou na lista jogos com mais jogadores simultâneos da história do Steam, com impressionantes 438.524 pessoas jogando ao mesmo tempo. Para quem não sabe, Steam é a mais popular plataforma de jogos de computador, com dezenas de milhões de usuários e milhares de jogos disponíveis.

Em Among Us, 10 jogadores são responsáveis pela manutenção de uma base espacial, mas 2 destes são secretamente impostores, encarregados de sabotar a base ou assassinar os demais. Durante a partida, os jogadores investigam, debatem e se acusam mutuamente para descobrir e punir os impostores.

Crescimento vertiginoso de Among Us

O que torna o caso do jogo Among Us tão interessante é o quão rápido o jogo cresceu em 2020 – Em junho, o jogo teve média de 616 pessoas online ao mesmo tempo. Em setembro, esse número foi 151.380 jogadores simultâneos, um crescimento de 24400% em 3 meses. E isso sem contar as pessoas jogando em aparelhos móveis, já que Among Us também está disponível para iOS e Android.

O crescimento vertiginoso do jogo pode ser explicado com um novo conceito no mercado de tecnologia: Growth Hacking. Para começar, os criadores do jogo confiaram na qualidade do produto e, mesmo sem crescimento significativo na quantidade de clientes nos 18 primeiros meses, eles continuaram desenvolvendo e implementando melhorias no jogo. O que impulsionou a popularidade do jogo foram streamers, influenciadores digitais que transmitem-se jogando. A partir daí o jogo passou a basicamente se vender sozinho, através de uma comunidade ativa de usuários, que cresceu exponencialmente. O jogo também se beneficiou da pandemia, já que é uma boa experiência para ter com amigos, sem sair de casa. No entanto, sem um bom posicionamento é mais difícil de obter vantagem, e os produtores de Among Us se posicionaram muito bem.

Resumindo, os aspectos de Growth Hacking observados nesse caso são os seguintes: Um bom produto, confiança no produto, estratégia evolutiva, melhorias constantes no produto, forte interação com comunidades digitais relevantes, o que resultou em um massivo marketing orgânico.

Saiba mais sobre Growth Hacking nos cursos do Proinfo

Se interessou pela estratégia utilizada em Among Us? Conheça o nosso curso de Pós-Graduação em Gestão de Softwares e Serviços Digitais e saiba mais sobre como utilizar o Growth Hacking em seu negócio!