Qualquer pessoa que tenha usado com alguma regularidade a internet nos últimos 2 anos deve ter deparado com algum avatar de macaco, com uma cara entediada e vestido das mais diversas formas. Falamos, aqui, de um dos maiores fenômenos do NFT (e obviamente da internet), o Bored Ape Yatch Club ou simplesmente BAYC.

Por que o Bored Ape Yatch Club se tornou um fenômeno?

Discutir qualquer coleção de NFT que faça sucesso é como discutir uma determinada obra que viraliza: cair no gosto popular. Ela tanto pode ser de forma viral, entre o público comum quanto por intermédio de celebridades, que dão visibilidade a determinado produto. No caso da Bored Ape Yatch Club, falamos da segunda possibilidade.

Boa parte do sucesso, que levou a Yuga Labs a ter um produto que superou a marca de um bilhão de dólares em vendas em 2022, passou pelas muitas celebridades que compraram as NFTs. Esse status de estar em “pé de igualdade” com um famoso, fez com que houvesse uma busca desenfreada pelas imagens certificadas dos macaquinhos.

Ainda temos aqui um “bônus”, que é a questão de literalmente fazer parte de um clube exclusivo. Isso porque os proprietários de um Bored Ape NFT têm acesso a um clube on-line privado. Além dele, temos também eventos presenciais exclusivos e direitos de propriedade intelectual da imagem, ou seja, a compra de um dos avatares dá acesso a um grupo seleto. 

Quem criou a arte do Bored Ape?

A pessoa por trás da arte atende pela alcunha de Sêneca. Trata-se de uma jovem estadunidense com ascendência chinesa, que contou à revista Rolling Stone o processo de criação. Ela explicou que tudo começou num sofá cinza com alguns rabiscos em seu tablet.

Segundo ela, havia apenas uma única orientação: “nós queremos primatas punks”. Quem a indicou foi uma agente criativa chamada Nicole Muniz que viu seu portfólio quando ela ainda estava na faculdade e se apaixonou por sua técnica.

Posteriormente, quando Muniz foi convidada por um velho amigo de infância para dar início ao projeto que conhecemos hoje como Bored Ape Yacht Club, ela se lembrou da jovem artista. E, a partir de seu convite, Sêneca desenvolveu o padrão do qual todas as NFTs seriam derivadas.

 A criação das NFTs

Quando falamos de artes, em geral temos as NFTs feitas uma a uma, mas não é esse o caso de Bored Ape Yatch Club. A explicação é que a Yuga Labs usou o padrão estético criado por Sêneca como base para imagens geradas por um algoritmo programado. Ele “misturava” aleatoriamente uma série de características, tornando cada NFT único.

Tínhamos um total de cento e setenta diferentes características como expressões faciais, roupas, cores e acessórios para fazer essa mistura. O resultado dessas combinações podem ser NFTs mais comuns ou mais raros, fazendo com que os preços a eles atribuídos variem bastante, de acordo com a percepção de raridade dada pelo público.

Foram feitos um total de 10 mil diferentes, vendidos em cerca de 12 horas em abril de 2021. Sempre importante lembrar que todas são comercializadas em Ethereum, já que se usa a ETH para vincular as NFTs na blockchain.

Inflação e desvalorização da Bored Ape Yatch Club

O processo de valorização das NFTs do Bored Ape foram um fenômeno, pois, em seu lançamento, os NFTs da Bored Ape Yacht Club foram comercializados por aproximadamente US$ 280 dólares. Pouco mais de um ano depois, o valor mínimo necessário a se desembolsar para ter um item da coleção foi de US$ 166 mil, podendo chegar até US$ 2,9 milhões, de acordo com dados do CryptoSlam e DappRadar.

Só que, na metade de 2022,  houve uma grave crise das criptomoedas, que afetou as NFTs. Obviamente a BAYC não seria exceção, chegando a ter desvalorização de 45% em uma semana durante o mês de julho. Os casos mais emblemáticos foram as Bored Ape compradas por Neymar e Justin Bieber.

As do atleta brasileiro, que comprou por 6 milhões de reais, valiam apenas 1 milhão. Já a do cantor que pagou US$ 1,3 milhão, valia apenas US$ 71.500 em novembro de 2022. 

BAYC alvo da justiça? Entenda

Em meio à crise de desvalorização pela qual as NFTs em geral passam, a Bored Ape Yacht Club se viu envolvida em polêmica nos EUA. Isso porque um grupo de investidores entrou com um processo contra a própria Yuga Labs e diversas celebridades, entre elas Jimmy Fallon, Paris Hilton, Snoop Dog e o brasileiro Neymar, alegando que houve a criação de uma rede de divulgação com o propósito de inflar os preços do Bored Ape.

As acusações vão além, afirmando que o agente de Hollywood, Guy Oseary, acusado de organizar o “esquema”, teria se tornado sócio e membro do board da empresa e, segundo os investidores, convencido a Yuga Labs a utilizar as celebridades como forma de divulgação das NFTs.

Com o desenrolar da história, a empresa MoonPay entrou como ré também. Fallon anunciou em dezembro de 2021, ao apresentar à sua audiência o cripto, essa plataforma como similar ao PayPal, mas voltada para a compra e venda de cripto.

Foi graças a ela que encontraram uma transação envolvendo o já citado Justin Bieber. Graças à tecnologia blockchain foi possível ver que horas antes de Justin Bieber comprar seus Bored Apes , o artista recebeu US$2,5 milhões em Ethereum na sua Wallet, transferidos por uma carteira associada à Moonpay. O processo segue correndo na justiça, ainda sem desfecho.