A transformação digital há algum tempo vem impactando as profissões mundo afora. Por causa dela, muitas funções deixaram de existir, mas, ao mesmo tempo, surgiram tantas outras. No entanto, além de cargos operacionais, a própria gestão também precisou se adequar a essa nova realidade, e dentro desse cenário, o Chief Digital Officer ganha cada vez mais importância.

O que é um Chief Digital Officer?

Trata-se de um cargo relativamente novo e, por esse motivo, seu nome pode parecer estranho para muitas pessoas. Ele também é conhecido como CDO e faz parte dos C-levels, que são as siglas associadas aos cargos de liderança nas grandes companhias. Sua principal função é ser o responsável por conduzir o processo de transformação das operações tradicionais por meio do uso de processos digitais.

Sua função também pode ser chamada de “Diretor Executivo de Dados” e seu objetivo é gerar novas oportunidades de negócios, fluxos de receita e serviços ao cliente a partir da adoção de tecnologias digitais. Essas mudanças podem variar desde algo simples, como a digitalização de um determinado processo, até a reorganização completa de uma unidade de negócios.

Quais as funções de um Chief Digital Officer?

Como suas atribuições se relacionam com toda a parte de tecnologia, seu campo de atuação é bastante abrangente. Por isso, é necessário que haja uma delimitação de suas funções para evitar conflitos com outros profissionais, como o CTO (Chief Technology Officer) e o CIO (Chief Information Officer). Inclusive, será comum trabalhos conjuntos do CDO com esses outros dois chefes.

Ainda assim, as funções que o Chief Digital Officer exerce nas empresas costumam ter diversos pontos em comum. Por exemplo, podemos citar:

● Estar atento a novas formas de tornar o fluxo de trabalho mais eficiente. Mapear os processos da empresa e buscar meios de fazer essa transição de forma harmoniosa com outros setores é função do CDO;

● Como o Diretor Executivo de Dados atua nas estratégias da empresa, cabe a ele encontrar as soluções que melhor se encaixam para alcançar as metas digitais do negócio;

● Identificar os melhores meios de comunicação digital com o público-alvo da organização;

● Estar atento às mudanças no mercado, para que o portfólio digital de sua empresa esteja em constante evolução. Dessa forma, aproveitar as novas oportunidades de negócio que surgirem;

● Desenvolver digitalmente a marca da empresa.

Por fim, o CDO deve acompanhar os resultados de todas as suas ações. Isso pode ser feito através de indicadores como ROI, índice de produtividade, entre outros. A principal razão de estar atento a esses números será justamente para poder justificar os investimentos feitos na inovação digital.

Especialmente se esse processo for feito em uma empresa com sistemas mais tradicionais, pode ser vital para seguir com o processo, mostrar para os executivos a melhora da organização com a transformação digital.

As diferenças entre CDO, CTO e CIO

Atualmente, boa parte das empresas já conta com o CIO (Chief Information Officer) e o CTO (Chief Technology Officer), mas apesar de algumas atribuições em comum com o CDO, temos uma diferença do Chief Digital Officer para ambas.

O Chief Information Officer (Diretor Executivo de Informação) precisa ser um especialista em TI. Sendo também um executivo, ele tomará decisões sobre a compra de equipamentos, bem como a sua implementação. Além disso, é atribuição dele configurar e liderar a estratégia tecnológica e gerenciar os sistemas de computação de uma empresa.

Agora, vamos observar as atribuições do CTO (Diretor Executivo de Tecnologia: ele tem uma função mais voltada para o cliente e é o principal responsável por aprimorar as ofertas de produtos da empresa.

Esse profissional precisa sempre buscar formas de aplicar, criar ou contratar soluções técnicas para reduzir o custo da operação, trazer mais eficiência e atender às expectativas do mercado, assim como administrar a infraestrutura de hardware e software da empresa.

Devido ao fato de termos muitas funções em comum, esses três profissionais normalmente trabalharão em conjunto para implementar as inovações tecnológicas dentro da organização.

Como as empresas lidam atualmente com a função de CDO?

Segundo o levantamento da Strategy feito em 2019, 21% das 2500 maiores empresas do mundo já contavam com esse profissional. Apesar de ainda não ser um número tão impressionante, a busca pelo Chief Digital Officer faz com que ele seja um dos cargos mais valorizados atualmente.

Essa busca se deve ao fato de que a cada dia os consumidores têm mais acesso às novas tecnologias. Por consequência, isso influencia seu comportamento nas plataformas digitais, fazendo com que seja obrigatório que as organizações façam o máximo para seguir essa mudança.

Além disso, esse profissional chega para fazer a empresa aproveitar da melhor forma possível o investimento feito para lucrar com a inesgotável quantidade de dados produzidos por cada um de nós diariamente.

Até por conta disso, o CDO precisa ter conhecimentos em administração, tecnologia, engenharia, entre outros. Essa atuação multidisciplinar possibilitará a ele traçar novas estratégias para a companhia, a partir do grande volume de dados obtidos.

Por fim, isso também possibilitará ao Chief Digital Officer lidar com o complexo cenário que ele deve encontrar nas empresas. Mudar a cultura organizacional e comprovar que as inovações serão lucrativas e inovadoras para a empresa serão alguns de seus principais desafios.