Por Prof. Dr. Gilberto Guimarães

Uma das questões mais recorrentes hoje em dia é “como fazer para criar um produto inovador?” A maioria acredita que inovação é sinônimo de invenção. Não é bem assim. A reinvenção é que é a chave para o sucesso. Empresas que tiveram marcas e produtos inovadores não inventaram, mas aproveitaram novas tecnologias existentes e lançaram um novo produto que “reinventou” as regras e paradigmas estabelecidos em seu mercado, criando a percepção de uma nova solução melhor que as existentes, tornando obsoletas as soluções dos concorrentes. Reinvenção é a criação de uma nova solução para um problema, utilizando tecnologias disponíveis. Para “virar o jogo” é preciso saber aproveitar as “brechas” e espaços disponíveis. Para que isso seja possível, ao invés de uma gestão previsional, baseada no passado, o mais correto é a criação de um modelo de liderança mais prospectivo, avaliativo, na tentativa de antecipar o que vai acontecer no futuro, pela observação e análise do já está ocorrendo.

O objetivo não é inventar ou ser o primeiro a chegar. O objetivo é saber aproveitar as tecnologias já existentes, avançar um passo adiante e encontrar uma solução nova e única para um problema. Foi isso que criou, no seu tempo, o sucesso de empresas como Kellogs, Disney, Apple, Red Bull, Google, Netflix, Uber, Spotfy e outras, que foram além, e criaram mais do que um produto, criaram um novo segmento de mercado.

As pessoas que lideraram essas “revoluções”, nessas empresas vencedoras, eram pessoas que, como afirma Malcolm Gladwell, no livro “Fora de Série”, já tinham mais de dez mil horas de prática ou estudo na área, e, por isso, eram tão bons e intuitivos no que faziam. Este é o paradigma essencial para a pessoa ter sucesso. A equação do sucesso é; talento mais trabalho árduo mais otimismo igual a sucesso.