Por Nei Tremarin

Podemos definir marketing como a determinação de um mercado alvo e a ação para suprir seus desejos e necessidades, de uma maneira melhor que a competição. O planejamento de marketing estrutura e possibilita esse tipo de trabalho.

Pense no planejamento de marketing como um jogo de xadrez, mas sem um objetivo pré-definido: Para jogar efetivamente, devemos ter capacidade de previsão, saber exatamente as ferramentas que possuímos, as ferramentas que a competição possui e o que podemos fazer com elas. Nessa analogia, o que difere o planejamento de marketing do xadrez é que, em marketing, nós definimos o objetivo. E esse objetivo deve ser a força motriz que nos impulsiona e nos estimula a moldar a melhor estratégia e buscar o melhor resultado.

O planejamento de marketing deve sempre visar um marketing efetivo, focado na execução e nos resultados. É importante ter os objetivos em mente para poder moldar uma estratégia efetiva. Para isso, devemos saber muito bem o que a empresa é, bem como o que ela aspira a ser.

Algumas perguntas chaves a se fazer: O que fazemos na prática para nossos clientes? Quem é o alvo do nosso planejamento? Qual é nosso posicionamento? O que nos diferencia da competição? Quais são os objetivos de venda? Quais são os objetivos de marketing? Qual a estratégia de nossa mensagem? Qual nosso plano de ação?

O planejamento de marketing deve passar por pesquisa e análise, formulação de estratégia e execução tática.

Temos que seguir uma sequência lógica, começando com análise. Quanto mais informações alimentarem a análise, melhor é para a tomada de decisões. A análise deve considerar elementos externos e internos da empresa. Em ambos os tipos, é melhor começar com um olhar macro, amplo, e ir afunilando até os menores detalhes. Isso nos permite criar a famosa matriz “SWOT”, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Com base na análise, podemos moldar estratégias e escolher a que mais favorável. É importante moldar diferentes estratégias para tomar a melhor decisão. A partir daí a estratégia começa, com o plano de implementação, contido na estratégia. Conheça os cursos do Proinfo e saiba como desenvolver o seu lado planejador de marketing!