Gestão estratégica é um assunto comum nos dias de hoje. Muito se fala sobre profissionais pensarem no seu negócio de forma diferenciada, buscando vantagens competitivas. Entretanto, para profissionais liberais, o tema é mais sensível, uma vez que muitos não possuíram capacitação em gestão em sua formação.

Arquitetos e Designers de interiores, por exemplo, não são preparados, durante a universidade, para a gestão estratégica. Muitos contratam profissionais especializados nesta área, outros simplesmente tocam de forma até amadora seu negócio. Mas o quanto isso é primordial nos tempos atuais?

Será que depender de um profissional para conduzir a operação do seu escritório é válido? Estar exposto a maus profissionais, ou não ter o controle operacional de sua empresa, a ponto de encontrar ali um diferencial competitivo?

Ser dono de sua própria carreira é muito importante, não só por questões pessoais, mas também pela velocidade da tomada de decisão. O profissional que detém as competências essenciais da gestão estratégica está à frente da sua concorrência, principalmente em meios nos quais a administração geralmente não é profissional.

Neste texto, vamos elencar os problemas da falta de gestão estratégica, e indicar alguns caminhos de sucesso para quem conseguiu trilhar por este caminho.

Problemas comuns de escritórios sem gestão estratégica

Em uma empresa de arquitetura ou design de interiores, o que diferencia o excepcional e criativo profissional de uma organização de sucesso? Como fazer os projetos serem rentáveis, mas ao mesmo tempo acessíveis para os clientes em tempos de crise?

São muitas perguntas cujas respostas definitivamente não fazem parte da formação destes profissionais. Não obstante, vemos com frequência arquitetos e designers de interiores com agenda cheia de clientes e problemas de fluxo de caixa; dificuldades de aprovação em seus projetos devido ao preço dos insumos básicos; profissionais com décadas de experiência ficando para trás por não acompanharem os avanços tecnológicos.

Ferramentas inovadoras, gestão de performance, redução de custos, seleção de colaboradores, estratégias de marketing. Esses assuntos são pertinentes à rotina de um profissional desta área?

A resposta para essas perguntas é sim. Por melhor profissional que ele seja, se não souber vender o seu negócio (marketing), precificar (finanças), selecionar a equipe, ter as melhores ferramentas, ele invariavelmente ficará para trás.

O que os profissionais acham da gestão estratégica?

Segundo o Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CAU-BR), 25,49% dos profissionais da área possuem pós-graduação. É um índice elevado para a realidade nacional, e muitos optaram por cursos na área de gestão. Ainda segundo o CAU-BR, 52% dos profissionais acham que o arquiteto não é valorizado pela sociedade e 32% considera a remuneração ruim. Os números indicam um cenário de insatisfação e necessidade de gestão estratégica para valorizar os profissionais da área.

Reportagens dos portais Viva Decora e Casa Vogue, referências no setor de arquitetura e urbanismo, mostram o potencial de exploração de mercado. São diversas oportunidades para quem tem uma visão de gestão dentro do negócio. Essa realidade também se aplica aos profissionais de design de interiores, e a necessidade da gestão estratégica também se faz presente para esta profissão.

Gestão Estratégica como diferencial competitivo

Mais do que adequação aos tempos atuais, a gestão estratégica também pode – e deve – ser vista como uma oportunidade de diferenciação. Se os processos estão padronizados pelas ferramentas tecnológicas ao alcance dos profissionais, é necessário buscar alternativas. Mesmo o mais criativo dos profissionais precisa encontrar caminhos para criar uma imagem diferenciada em relação à concorrência. O conhecimento de gestão estratégica pode ser o primeiro passo neste sentido.

Utilização de ferramentas inovadoras, desenvolvimento de tecnologia, aplicação de redução de custos para repassar um melhor preço ao consumidor são apenas algumas das saídas encontradas pelas empresas em tempos de crise e concorrência acirrada.

Para entendermos melhor o raciocínio, imagine dois escritórios de arquitetura com nível e perfil de trabalho muito parecidos. São profissionais que estudaram na mesma universidade, possuem as mesmas referências e estilo de trabalho. O que pode fazer com que um sobressaia quando disputam um cliente?

Se o Arquiteto-Gestor colocar em prática seus conhecimentos, poderá ter uma estrutura de custos controlada, e oferecer um preço menor pelo mesmo serviço. Outra opção é ele aplicar estratégias de marketing que melhorem a imagem de sua empresa, e seu serviço pareça melhor que seu concorrente. Essa mesma visão de marketing permita ainda que ele cobre mais caro pelo serviço, e ainda sim tenha a preferência do consumidor.

Não basta ser o melhor: seu cliente precisa enxergar isso

Se você trabalha nesta área e já pensou que faz tudo certo, porém lhe falta clientes, na verdade o que pode estar em falta é gestão estratégica. Olhe para sua empresa, coloque-se no lugar do seu consumidor. Você contrataria a sua empresa, caso não conhecesse intimamente o modo que ela funciona? Sua estratégia de vendas é eficaz? A divulgação da sua marca está de acordo com as melhores práticas? Seu preço é competitivo?

O antigo ditado diz que à mulher de César não basta ser honesta, é necessário parecer honesta. O paralelo com o mercado atual diz que sua empresa precisa demonstrar na prática suas qualidades. O arquiteto ou designer de interiores que se destaca é o que domina todas as áreas da administração e aplica em seu negócio.

Para quem acha que o problema do mercado é somente a baixa demanda causada pela economia, o momento é de reflexão. Se em tempos de “vacas gordas” já é preciso ter um olhar de administração, o que fazer quando os clientes são mais escassos e disputados? Talvez você já tenha olhado para um concorrente e pensado: ele não é tão bom quanto eu, mas sabe se vender. Ou então: O serviço dele é mais barato, porém a empresa é mais eficiente que a minha.

A gestão estratégica visa resolver problemas internos, nos âmbitos financeiros, administrativos e operacionais, e externos, quando falamos em imagem e vendas. É a maximização do seu potencial de desenvolvimento técnico, e que permitirá a utilização de todo o seu talento e preparo na área de atuação escolhida por você.

Perfil do profissional gestor

Este profissional moderno, que sabe não somente a parte técnica de seu trabalho, como também a gestão estratégica, tem sido cada vez mais reconhecido pelo mercado. O seu perfil é muito claro: inquieto, atento às mudanças e capaz de corrigir rotas erradas na administração.

O profissional ligado na gestão estratégica é aquele que acompanha as mudanças de seu negócio, sem se desvincular das origens clássicas e das práticas que continuam dando certo. Tem uma visão voltada para o futuro, e consegue preparar sua empresa para ser competitiva no presente.

A Gestão Estratégica é útil tanto para o profissional autônomo quanto o colaborador de grandes empresas. É um conjunto de ferramentas que permitirá a este profissional apresentar soluções para todas as demandas que surgem.

Pós-Graduação em Gestão para Arquitetos e Designers de Interiores

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