Aproveitar um ano sabático em sua plenitude. O assunto, abordado na quarta aula de nosso Curso GRATUITO de Formação de Líderes Digitais, gerou muitas perguntas dos participantes. Afinal, o que é exatamente um ano sabático? Como conduzir esse período de nossas vidas? De que forma aproveitar este afastamento temporário do trabalho para valorizar seu currículo?

Este texto traz algumas dicas sobre ano sabático, para todos que estejam pensando em tirar um tempinho para aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ano sabático não é férias

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente bem claro que um ano sabático não é para férias. Por mais que a palavra venha de “sabbath”, que significa descanso, hoje o sabático é um período de desenvolvimento. Na prática, a pessoa se afasta do trabalho e vai buscar conhecimento em cursos, viagens e experiências sem a pressão diária da atividade laboral.

Sendo assim, passar um ano viajando sem objetivos ao redor do mundo é uma experiência memorável, mas não é exatamente um ano sabático, e sim um período de férias mais longo. É diferente de você passar por algumas escolas estrangeiras de vários cantos do planeta para buscar um determinado conhecimento. Da mesma forma, perder o emprego e passar um ano enviando currículos sem sucesso também não pode ser considerado um período sabático. Essa situação poderia ser focada em desenvolvimento se a pessoa aproveitar o período sem trabalhar em cursos e atividades do tipo.

Um ano sabático requer planejamento, objetivo bem definido, reserva financeira e até mesmo um plano de retorno.

Qual o seu objetivo com o ano sabático?

A primeira pergunta que deve ser respondida é: o que você pretende com o seu ano sabático? Qual o seu propósito? O que você imagina que acontecerá com sua carreira na volta? Será um profissional mais completo? Uma pessoa melhor? São muitas perguntas que devem ser respondidas antes de tudo começar. Por mais que o resultado possa ser completamente diferente, afinal, em um ano muita coisa acontece, há de se ter um norte para o ano sabático.

Algumas pessoas aproveitam este período para viajar o mundo e fazer cursos para aprender novos idiomas, por exemplo. Outras buscam algo específico de sua área, em busca de especialização. Não é incomum que o ano sabático seja o período em que profissionais fazem um MBA, Mestrado ou Doutorado.

Apesar de ser absolutamente possível realizar todas essas coisas trabalhando, para muitos a oportunidade de dedicação integral a esses projetos faz com que a experiência seja muito mais proveitosa. Independentemente de qual seja seu objetivo, tenha ele em mente e faça o planejamento para que ele seja alcançado. Evite que o ano sabático comece e por falta de um plano claro seja um período perdido. A frustração por não atingir seus objetivos pode ser maior do que não tentar.

Organize suas finanças

Tendo em vista o seu objetivo, de que forma você irá sobreviver durante este ano? Suas reservas são suficientes para o que está previsto – com margens para situações atípicas? Sabemos que a maior parte das pessoas que deseja ter um ano sabático esbarra exatamente nas questões financeiras. É necessário muito planejamento e disciplina para ficar um ano sem trabalhar e investir em cursos e viagens!

Organizar a sua vida financeira é primordial para que você consiga focar em seus objetivos durante o sabático. Imagina o tamanho da decepção se bem no meio do intercâmbio você perceber que suas reservas não vão durar até o final do ano? Ou se algo inesperado, como um carro quebrado, uma doença ou até mesmo uma variação cambial muito grande impedirem seus objetivos? Na dúvida, consulte um especialista em planejamento financeiro, mas não fique sem cuidar dessa parte tão importante do ano sabático.

Você não precisa abandonar suas conexões

Dedicar-se a um período sabático não significa virar um eremita e isolar-se do mundo. As redes sociais e as conexões online podem te ajudar a alcançar seus objetivos durante o seu afastamento do trabalho! Além disso, é importante que você consiga manter seus contatos ativos para que no seu retorno as atividades fluam da melhor forma possível.

Por fim, manter contatos com suas conexões profissionais fará com que todos vejam as suas realizações durante este período. Seja uma palestra com uma referência mundial sobre o tema, curso em faculdade reconhecida internacionalmente, trabalho voluntário ou qualquer outra coisa que esteja fazendo, é importante que todos vejam – isso irá enriquecer bastante o seu currículo.

Ferramentas como o LinkedIn são de cunho profissional, e cabe a cada um conseguir valorizar suas conquistas e aprendizado. A atualização constante do seu perfil certamente trará frutos no futuro, quando você conseguirá mensurar os resultados alcançados em seu ano sabático.

O que você fará na volta do ano sabático?

Quando o período sabático acabar, qual a sua ideia? Retornar ao seu emprego anterior, talvez em uma posição mais interessante? Buscar outras oportunidades? Empreender? São muitas as opções, e se tudo deu certo enquanto você esteve afastado, voltou um profissional muito melhor.

Ter em mente planos para o retorno também faz parte do planejamento do ano sabático, até por uma questão de negociação com a empresa para o período de afastamento.

Pense que se você investiu um ano de sua vida para aprimoramento, as perspectivas futuras precisam ser de evolução. Se não uma promoção imediata, mas pelo menos um plano de carreira condizente com as experiências que você vivenciou enquanto esteve fora da empresa. Sair para um ano sabático sem fazer ideia do que encontrará quando voltar pode gerar um anticlímax na volta. A incerteza e até mesmo a dificuldade de reposicionamento não são saudáveis, e o efeito psicológico podem anular tudo que foi conquistado durante o afastamento.

É possível ser produtivo neste período

Não é por estar afastado do trabalho que você precisa ficar sem produzir absolutamente nada. Aliás, muito pelo contrário! Diversas pessoas usam esse período para tirar projetos da gaveta, sejam relacionados com sua atividade ou não.

Escrever um livro, participar de congressos, dedicar-se ao magistério são algumas opções de atividades a serem desenvolvidas no seu ano sabático. Outro caminho possível é de consultorias (ainda mais agora, com a possibilidade do trabalho remoto), participações em projetos de tempo determinado e como citamos acima o voluntariado. Um gestor de Cibersegurança, por exemplo, pode dedicar parte do seu tempo no ano sabático para colocar seu conhecimento em prática em uma ONG, ou até mesmo para palestras em escolas e empresas!

Aproveite o ano sabático para estudar na FIA!

Outra excelente alternativa para o seu período sabático é fazer um curso na FIA! São dezenas de opções entre Extensão, Pós-Graduação e MBAs. Conheça nossos cursos e faça agora mesmo a sua inscrição! Ter um diploma da FIA certamente será um diferencial na sua carreira, e ajudará para que você alcance todos os seus objetivos no ano sabático. Seja para fazer um curso rápido ou o MBA com Módulo Internacional, temos opções de acordo com a sua necessidade!