Na série de quadrinhos “Batman: Year One” publicada em 1988, o escritor Frank Miller (300, Sin City) retrata a rotina e os desafios enfrentados por Bruce Wayne e o então tenente James Gordon no primeiro ano de ambos combatendo o crime na cidade de Gotham. Deixaremos Gordon de lado e focaremos em Bruce neste texto.

Através da arte de David Mazzucchelli, Miller conta a história de um Jovem Bruce Wayne que, após mais de uma década treinando no exterior, volta à Gotham para combater o crime e honrar o legado dos pais. Bruce, apesar de possuir conhecimento e técnicas de combate, não sabe como nem por onde começar-lhe falta experiência. A primeira coisa que faz então é uma missão de reconhecimento, em uma região violenta da cidade.

As coisas não terminam bem – Bruce perde o escopo da missão, abusa da ousadia, acaba gravemente ferido e retorna derrotado à sua mansão. É nesse momento que o futuro herói analisa seus pontos fracos e fortes e reconhece que lhe falta algo: usar o medo a seu favor.

Nesse trecho, Miller cria um momento que será tão determinante na história do futuro herói quanto ter testemunhado o assassinato dos pais: Ele percebe que terá que ir além de ser humano, e, movido pelo intuito de causar medo, ele decide virar um morcego.

A primeira missão do Batman

A partir daí Bruce vira, de fato, o Batman. Depois disso, vestindo a famosa fantasia, Bruce faz algo análogo do que, em marketing, chamamos de “demonstração de produto”, e segue para sua primeira missão como Batman – interromper um pequeno furto. Bruce observa que sua fantasia causa o medo esperado nos ladrões, lhe dando os segundos de vantagem que garantem seu sucesso. Analisando o herói Batman como produto, esse evento serviria como prova de conceito, ou POC.

O Arquiteto (ou Engenheiro) de Vendas pode encontrar inspiração nessa história. Afinal, parte determinante no sucesso da área de pré-vendas é análise, planejamento e estratégia. Assim como Bruce Wayne, o arquiteto de vendas deve usar observação e análise como ferramentas para planejar o processo de venda. Dentro disso, é razoável fazer uma demonstração ou aplicação em pequena escala para prever a aplicabilidade da estratégia e possível sucesso no mercado. Na história, após obter a POC ao parar o pequeno roubo, Bruce parte para guerra contra os maiores mafiosos de Gotham e obtém incrível sucesso.

A história descrita acima é um bom exemplo de que podemos encontrar referências e inspirações para o mercado de trabalho em lugares inesperados. Nela, Frank Miller não reinventa o herói criado em 1939, mas o incrementa e dá densidade à história do personagem numa época em que o mesmo estava ficando “velho”.

O que nos faz gostar de histórias sobre a jornada do herói como a de “Batman: Year One” de Miller é que todos temos um herói dentro de nós que exprime aquilo que idealizamos de nós mesmos.

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