Salários em TI são sempre alvo de muita polêmica entre os profissionais da área. São justos? Compensam o esforço e investimento necessários para a formação? O quanto vale a pena investir nessa carreira, mediante o cenário do mercado brasileiro?
Neste texto, vamos falar um pouco de como é a preparação para o profissional de TI, bem como os planos de remuneração da área.
Área com muitas especializações e certificações
Uma das primeiras coisas que a pessoa que trabalha nessa área descobre é que há diversos ramos possíveis de atuação. Além da possibilidade de atuar de forma mais genérica, o profissional de tecnologia da informação pode seguir caminhos especializados. São os casos da infraestrutura, banco de dados, cloud computing, openbanking, cibersegurança, programação, desenvolvimento, entre outros.
Cada uma dessas áreas é cheia de especificidades, e fica difícil descrevê-las aqui. Certificados próprios são solicitados para cada uma dessas possibilidades de trabalho, e geralmente o profissional leva alguns anos de estudo para conseguir alcançar o nível mais alto da carreira. Como se não bastasse, não existe um ponto em que o profissional está estabelecido e não precisa mais se preparar. Por uma questão intrínseca do mercado, o executivo de TI deverá manter-se atualizado, o que faz com que sua preparação seja cíclica e não pare nunca.
Devido a esse alto nível de exigência, as pessoas perguntam: vale a pena ser profissional de TI? Os salários em TI compensam? A resposta a esta questão é simples e objetiva: sim, vale e muito. Apesar das dificuldades, o mercado está em plena expansão, mesmo em meio à crise. Falamos recentemente sobre como estão as empresas do setor, o crescimento de fraudes na quarentena e o mercado de gamificação. São apenas algumas amostras do potencial e da demanda de vagas para esta área.
Para o profissional que obtém o desenvolvimento esperado pelo mercado, há muitas oportunidades. Estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) divulgado pelo portal Correio Braziliense, até 2024 teremos 70 mil vagas novas no setor por ano. De acordo com o mesmo levantamento, o Brasil forma anualmente 42 mil pessoas em cursos da área de tecnologia. Fica claro o desequilíbrio entre demanda e mão-de-obra especializada.
Os salários em TI são maiores que a média
Comparando com outros setores da economia, os salários em TI certamente têm valores muito interessantes. Pesquisa desenvolvida pela consultoria Robert Half e publicada pelo portal Guia da Carreira mostra que os profissionais de TI tiveram aumento de 2 a 10% no último ano.
Para quem ocupa um cargo de gerência ou diretoria em pequenas empresas, o valor mensal pode variar de 8 a 25 mil reais, enquanto a mesma ocupação em grandes corporações rende 13 a 55 mil reais mensalmente. Já o portal CIO traz o relatório Global Knowledge 2019 IT Skills and Salary Report, que mostra que nos EUA (um campo de atuação para muitos brasileiros) a certificação correta pode levar o profissional a ganhar 150 mil dólares por ano, o que dá aproximadamente 800 mil reais anuais na cotação de hoje (16/07).
Poucas profissões pagam isso atualmente, e a perspectiva é de mais crescimento, principalmente devido à necessidade das empresas se prepararem tecnologicamente com o distanciamento social e a implantação do Home Office.
Cursos de Extensão, Pós-Graduação e MBA da FIA
No Proinfo, temos diversos cursos para ajudar a elevar o salário dos profissionais de TI. Temos Extensão, Pós-Graduação e MBA, de acordo com a disponibilidade de recursos e tempo de cada um, nas modalidades presencial e à distância. Entre em nossa página e conheça o melhor curso para você. Temos condições especiais para empresas conveniadas e alguns dos cursos estão perto de seu início, com as últimas vagas disponíveis.
Não perca a oportunidade de ter um diploma FIA e alavancar sua carreira com o conhecimento e o reconhecimento do mercado!
Muito interessante o conteúdo apresentado.